Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2009

Como nasceu a Alubrat

Por Vera Saldanha, Presidente ALUBRAT-Brasil

Brasil, Belo horizonte, ano de 1978...
Mãos entrelaçadas, pulsando em uma grande mandala humana, formada por celebridades no mundo da psicologia e de algumas pessoas anônimas, todos cheios de esperança, acreditando que sonhos são para serem realizados. Neste círculo fundou-se o ITA (International Transpersonal Association). A minha frente Pierre Weil com seu olhar profundo e azul, ao meu lado Stanislav Grof.
Esta mandala foi sem dúvida a pré-concepção da ALUBRAT. Sua gestação foi longa, mas com importantes nutrientes para que pudesse nascer no tempo certo, no momento oportuno. Desde 1978 realizávamos grupos de estudo com a participação de diversos colegas com interesses nesta área. Pierre Weil, em constantes encontros conosco, nos convidou para termos uma representatividade do ITA no Brasil, no ano de 1979.
Trouxe-nos a carta de Grof e elaboramos então os estatutos. Mas era ainda muito prematuro, e não podia nascer. Um tempo de silêncio, um tempo de espera. Muitos cursos de Transpessoal e Congressos aos quais participamos, divulgamos e organizamos. O advento da Terapia Regressiva no Brasil, na década de 80, somou forças. Cursos básicos, introdutórios da Transpessoal eram já ministrados por nós nas Associações de Terapia Regressiva, de Psicodrama e em nosso consultório.
A jornada continuava e Maria Júlia Prieto Peres nos convidou para ministrar cursos de Psicologia Transpessoal na formação da Técnica Peres. Os grupos se ampliavam cada vez mais nos vários estados brasileiros, o anseio por um saber mais amplo de Transpessoal se manifestava. Esta expansão alcançou também nossos irmãos portugueses. Do outro lado do oceano a força Transpessoal se fez ouvir, junto ao enfoque da regressão.
Muitos nos perguntavam sobre a perspectiva de uma Associação que congregasse todos esses grupos em formação. Em cada estado havia uma coordenadoria responsável pela organização do curso de formação em Psicologia Transpessoal.
Certo dia, em nossa casa, Pierre Weil conversava conosco sobre a possibilidade de agregar o movimento de Transpessoal no Brasil por meio de uma Associação de Transpessoal. Neste instante, o Prof. Mário Simões nos liga de Lisboa e diz “estou reunido agora com Pedro Veiguinha e pensamos em fazer uma Associação de Transpessoal, mas queríamos que a Vera participasse”. Conto então a ele a conversa que estava acontecendo entre Pierre Weil e eu. Mario Simões entusiasticamente exclama: “Vamos então nos unir e criar uma Associação Luso Brasileira”!
Neste instante se consolidou um percurso que já vinha sendo trilhado com Pierre Weil nosso Patrono e Presidente Honorário. Os estatutos cuidadosamente guardados para uma Associação de Transpessoal, foram finalmente utilizados. São realizadas Assembléias nos diferentes grupos de formação em Transpessoal, em diferentes estados brasileiros. Oficializa-se então, a fundação da ALUBRAT no Brasil, no dia 21 de outubro de 1995. Dezoito anos haviam se passado desde sua primeira semente no IV Congresso Internacional de Transpessoal, para que pudesse germinar, crescer e florescer, com maturidade e qualidade.
Porém seu tempo de crescimento foi inversamente proporcional ao tempo de gestação. Um ano depois já realizamos nosso primeiro Congresso Internacional em conjunto com a UNIPAZ com a presença de 2000 participantes. Este congresso foi uma oportunidade para agregarmos, não só os grupos de formação em Psicologia Transpessoal, que deram origem à ALUBRAT, mas também outras pessoas e Associações na área de Transpessoal, assim como a UNIPAZ, em seu trabalho valioso.
Cada um mantendo suas especifícidades, mas aliados a uma idéia comum: uma nova postura diante da ciência e das tradições em relação à saúde e a doença, bem como diante da própria vida. A conquista de respeitabilidade e aplicação da Transpessoal através de um léxico comum e a presença da disciplina Transpessoal no âmbito acadêmico, são metas que estão sendo conquistadas.
O trabalho alubratino prosseguiu. Muitas bolsas de investigação científica foram desenvolvidas com a realização de pesquisas no Brasil e em Portugal. Hoje há perspectivas da ampliação destes temas nas esferas acadêmicas, oportunidades de crescimento se somando a cada dia, tornando-se realidade. No Brasil, ministramos cursos de Formação e Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal, promovemos encontros regionais, estaduais e fórum em Transpessoal.
Em Portugal, em 1998 teve inicio o curso de Pós-Graduação em Transpessoal na Universidade de Lisboa, coordenado pelo Prof. Mário Simões e este ano de 2009 a Pós-Graduação Strito Senso com doutorado em Lisboa.
Muitas pessoas são necessárias para que os sonhos se concretizem, para que as ondas de probabilidade se colapsem, diria nosso membro honorário Amit Goswami. Precisamos ampliar nossas bases, através de nossos departamentos. O estatuto que foi utilizado na fundação da Alubrat precisou ser atualizado e reformulado com participação de todas as Coordenadorias atuais.
Hoje, estamos diante de uma nova realidade. Um tempo de investimento e esperança para que possamos nos adequar ao novo momento; em construção continua; momento este do qual vocês são parte atuante. Cada coordenadoria é uma força viva.
Quero expressar meu profundo agradecimento e gratidão às coordenadorias que deram origem a Alubrat: independente de estarem atualmente com atividades ou não são elas: Belém, Rio de Janeiro, Cuiabá, São Paulo, Recife, Fortaleza, Curitiba, Londrina, São Luiz do Maranhão, Lisboa, bem como aqueles que se agregaram a nós em Águas de Lindóia, como Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Maceió, Goiânia, Porto Velho, Teresina, Campinas, Florianópolis e mais recentemente Porto Alegre.
Somos parte de um grande trabalho, que em sua diversidade estarão formando a totalidade desta perspectiva mais ampla com a presença da Transpessoal na saúde, educação, organizações e outras áreas do saber no contexto humano.
Nessa trajetória, nossos irmãos de Lisboa realizam o II Congresso Internacional Luso-Brasileiro que aconteceu de 23 a 25 de setembro de 1999 em Lisboa-Portugal, com nosso apoio e presença. A Alubrat continua se empenhando para propiciar encontros bi- anuais, em seus Congressos. Internacionais bem como ampliar o espaço de atuação da psicologia transpessoal, incentivando a pesquisa, e a qualificação pessoal e profissional cada vez melhor.
Na primavera do ano 2000 no Brasil, realizamos um evento Nacional, aberto a participação de Associações e pessoas interessadas em divulgar seu trabalho em Transpessoal. É necessário efetivar a força da Transpessoal em nosso Pais.
Também evidenciamos o número de teses de mestrado e doutorado que já existem no Brasil, e algumas no exterior e convidamos seus autores para a participação efetiva no movimento Transpessoal por meio do III Congresso realizado no Brasil em 2001.
Temos um compromisso com a inteireza do Ser, não omitir ou relegar ao ostracismo parte essencial da nossa natureza humana: a espiritualidade. Estamos assistindo a conseqüências trágicas desta exclusão no processo de evolução humana, vendo o adoecimento físico e o mental não só dos indivíduos, mas também da própria sociedade.
É necessário resgatar a dignidade, a sacralidade da vida cotidiana, reconhecemos que há muitos desafios, mas acreditamos que são possíveis as soluções. Estamos construindo enquanto humanidade a nossa identidade transpessoal. No ano de 2003, na belíssima cidade de Cascais – Portugal, a Alubrat com seu IV Congresso mostrou sua força, com presença de 10 países diferentes, trazendo o conhecimento e a sabedoria do movimento transpessoal; neste mesmo ano teve início a pós-graduação da ALUBRAT-Brasil. Em 2005 com a presença de David Luckoff, Roger Woolger , Jean-Yves Leloup, Roberto Crema entre tantos outros ilustres convidados realizamos o V Congresso Transpessoal no Brasil.
No ano de 2008 Portugal em Évora o VI Congresso Transpessoal, contando com a nossa presença e participação dos irmãos brasileiros que se fizeram presente.
Algumas vezes no crescimento há perdas e dores inerentes à transformação. Às vezes, inabilidade e imaturidade, ou parte natural do processo de nascer, morrer, renascer. Assim caminhamos com expectativas bem realistas, disponibilidade, receptividade e confiança, para nos ajudarmos mutuamente nas dificuldades, abrir mão em outras, sem jamais deixarmos de nos reencantar sempre!
Unidos humildade, coragem, desapego, equanimidade, fé, compaixão e amor estaremos vivendo a fases em que se aprende na medida em que se vai enfrentando e vencendo os desafios, nutrindo sempre a espiritualidade que é parte de nossa biologia subjetiva, força transformadora e evolutiva de nosso planeta.
A ALUBRAT já está dando seus primeiros frutos, assim nos colocamos à disposição para colaborar neste movimento Transpessoal, saudando a todos os participantes do movimento Transpessoal no Brasil e Exterior.

Um comentário:

  1. Excelente material para divulgação da Psicologia Transpessoal.Parabéns!
    osvaldo marmo

    ResponderExcluir