Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2009

Aos leitores:
Por Sandra Cristina de Campos Gonçalves

O tema deste Jornal foi o Congresso Internacional da Alubrat que teve lugar em Évora, em Novembro de 2008. A seu pretexto, explorámos as várias perspectivas do que significa “transpessoal” e tomámos contacto com alguns dos intervenientes e dos assuntos que esta abordagem escolhe para estudo. Ficámos assim munidos de mais ferramentas para distinguir o uso devido e o uso indevido (infelizmente frequente) desta designação (“transpessoal”) que tem um sentido tão lato e como vimos, tão relevante para a Humanidade. Convidamos vivamente os leitores a fazerem por si próprios esse exercício que consiste em perceber quando um e outro usos estão em causa.
É nossa intenção dar-vos a conhecer, através dos próximos números, outros temas bem como o que neles se está a fazer em ambos os lados do Atlântico. Queremos que os leitores, profissionais ou não, conheçam o desenvolvimentos nas áreas da investigação, da formação superior e dos livros e artigos que forem sendo editados. Ficarão progressivamente a conhecer autores que, tais como os responsáveis pelas apresentações no Congresso ou as fontes que eles citam, podem facilmente procurar para aprofundar com qualidade o tema.

Assim, e dentro deste espírito, aqui deixo alguns sites que discutem questões epistemológicas em torno do estudo da Consciência:
http://www.paradigm-sys.com/ctt_articles1.cfm
http://en.wikipedia.org/wiki/Transpersonal_psychology

Para uma introdução à Associação Europeia de Transpessoal (European Transpersonal Association, EUROTAS), temos:
http://www.eurotas.org/

Para conhecer melhor a cidade de Évora, com vários milhares de anos de ocupação e onde têm confluído Romanos, Judeus, Árabes e Cristãos (entre outros), pode visitar-se o site da Câmara Municipal, que permite depois explorar estas várias vertentes. http://www.cm-evora.pt/

Quanto aos livros lançados no Congresso:
http://www.alubrat.org.br/livrotranspessoal.php
http://www.esquilo.com/quase-morte.html

É nossa intenção publicar artigos temáticos nos números futuros desta publicação. Convidamo-vos desde já a enviarem para os editores artigos que sigam as normas da APA e com 4 a 6 páginas. Os artigos propostos serão revistos por uma comissão científica e esperamos publicar entre 2 e 4 por número.
Contamos convosco, com as vossas ideias, as vossas sugestões, informações e também a vossa criatividade e vontade de partilhar convosco as vossas reflexões fundamentadas e investigações realizadas, neste percurso que agora iniciamos!
A todos, bem hajam !

Nenhum comentário:

Postar um comentário