Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Corpo na Dimensão Transpessoal

O Corpo na Dimensão Transpessoal – Abordagem Integrativa do Corpo

Módulo realizado no curso avançado de Gestalt-terapia no Instituto La Montera de Sevilha

Há situações que nos desafiam e que ao enfrentarmos fazem-nos crescer e comprovar as nossas convicções teóricas e práticas. Assim aconteceu em janeiro de 2009, quando fui dar um módulo no curso de formação em Gestalt-terapia do Instituto La Montera de Sevilha, coordenado por Ramón Resino.

O convite havia sido feito há um ano e surpreendeu-me, pois minha formação e prática era embasada na Psicologia Transpessoal , onde havia desenvolvido a técnica com o corpo na abordagem transpessoal e ao buscar subsídios para o módulo com enfoque gestáltico, não conseguia ir muito adiante. Comecei a fazer a formação em Gestalt-terapia, mas meu foco continuava sendo o trabalho transpessoal , então algo aconteceu: descobri que a minha abordagem de orientação transpessoal , era na verdade uma abordagem integrativa, onde as teorias sobre o corpo representavam degraus da consciência e, enfocar o corpo apenas com uma teoria, reduziria em muito este extenso território sagrado.A experiência com o corpo vai além do individual e pessoal, vai além de uma escola ou uma abordagem, vai além dos limites de visões estreitas sobre o ser humano e apenas a Transpessoal pode integrar tão extenso contexto.

Então viajei com o meu corpo, consciente da extensão de suas memórias , como um instrumento próximo e disponível para acessar no aqui e agora os recursos necessários para realização do trabalho. Estava num país de cultura diferente, num instituto com enfoque gestáltico, com corpos com estruturas musculares específicas em função da historicidade própria da cultura, onde eventos históricos estavam registrados em suas estruturas e com o um idioma do qual havia pouca habilidade de comunicação.

Permiti-me então estar presente, fazendo uma meditação antes do trabalho e reverenciando todos os meus ancestrais que trazia em minhas memórias corporais, todos os meus mestres do aprendizado acadêmico, todos os grandes mestres indígenas e outros que os conheço de estados ampliados de consciência e uma linhagem de grandes mestres do deserto que se apresentaram e que fazia parte de uma egrégora de mestres que acompanhava aquele grupo.Neste instante minha consciência ampliou-se e visualizei que estes aspectos ou metáforas representavam os eixos experiencial e evolutivo do trabalho integrativo da Psicologia Transpessoal.

Nesse momento, houve uma abertura para algo amplo em meu corpo e minha consciência, não havia mais barreiras de cultura, enfoque ou de idiomas e o curso fluiu de uma forma plena. Os corpos comunicavam-se de forma silenciosa, mostrando através de seus contornos , expressões e camadas toda a trajetória de vida das pessoas ali presentes.Estas mensagens foram captadas por um olhar de acolhimento e compreensão daqueles que se aventuram a trabalhar com suavidade e profundidade em uma dimensão psico-espiritual. Esta dimensão desvenda expressões que possibilita mudanças no nível mais profundo daquele que habita o corpo.A transformação se dá em todas as dimensões do Ser, através de uma ordem mais elevada, seja mental, emocional, corporal e espiritual, mudando o nível de consciência da pessoa.

O trabalho iniciou com uma fala sobre o corpo da criação do “sétimo dia do Gênesis , quando Deus criou o homem do barro da terra e inspirou-lhe o sopro de vida em suas narinas dando-lhe vida”. Esta colocação foi feita através de uma história sagrada , onde o objetivo foi mostrar que todo o trabalho que seria desenvolvido, incluiria esta sacralidade , através das funções básicas do corpo humano como a respiração e o movimento.

Todo o módulo teve como pilar a integração das funções psíquicas: razão, emoção, sensação e intuição, bem como as sete etapas do processo transpessoal ( reconhecimento, identificação, desindentificação, transmutação, transformação, elaboração e integração).Os recursos metodológicos incluía o próprio corpo, papel sulfite, giz pastel , massa de modelar e música. E nesta dança integrativa, todo o trabalho vivencial foi desenvolvido e os objetivos propostos foram alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário