Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Conferência de Segurança Pública e Cidadania

Nos dias 29 e 30 de maio passado, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) promoveu, em Porto Alegre/RS, a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Esse evento foi destinado à sociedade civil, servidores da área da segurança e poder público para discussão do texto base elaborado pelo Ministério da Justiça e também os sete eixos temáticos de onde sairão as diretrizes e os princípios da segurança pública nacional. Após a discussão estadual, as propostas selecionadas serão encaminhadas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009. O objetivo da conferência é projetar políticas de segurança por 10 anos em âmbito nacional, com intuito de consolidar um sistema único de segurança pública.

A convite de membros do Conselho do bairro Menino Deus, participei das atividades da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), como membro da sociedade civil, para contribuir na discussão do eixo 5, referente à ¨Prevenção social do crime e das violências e construção da cultura de paz¨. Foi uma experiência significativa diante dos vários grupos que participavam discutindo o mesmo eixo, inclusive um grupo de representantes de moradores em condição de rua.

Percebi o quanto a comunidade deseja uma cultura de paz e ainda a desvincula da educação que a promove através da formação integral do cidadão. Vários tópicos foram focalizados dentre os quais a violência doméstica, o policiamento comunitário, ações preventivas criminais, a justiça restaurativa, a gravidez na adolescência e as drogas entre outros tópicos que revelam as feridas da sociedade.

Quando o grupo do qual fazia parte apresentou nossa proposta de uma educação que desenvolva a formação integral do cidadão, que possibilite o seu pleno desenvolvimento num trabalho que integre as famílias ao processo, os demais participantes continuavam focalizando suas questões específicas numa visão fragmentada, um ¨ruído¨ somente silenciado quando um dos jovens representantes dos moradores de rua pediu a palavra, disse para todos os presentes que eles e muitos dos que vivem nas ruas não são assaltantes e assassinos, mas saíram de suas casas por não ser possível viver com as famílias seja devido ao uso de drogas ou pela violência familiar que viviam.

O jovem compartilhou sobre os absurdos e loucuras que presenciam nas noites da cidade: jovens drogados, correndo nus pelas ruas; mortes; agressões; crianças e adolescentes nas drogas e na prostituição e pedia a todos os presentes que levassem em conta “que se a família não educa, se a escola não ensina, a rua emprega. Em poucas palavras nos deu apoio e todos silenciaram.

Infelizmente a nossa proposta não foi a mais votada mesmo assim conseguimos que seguisse para a discussão estadual. Da experiência a constatação do quanto é significativo participarmos desses eventos, ampliarmos nossa ação para que realmente possamos viver a tão sonhada cultura de paz.

Erica Brandt


Especialista em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT (Associação Luso Brasileira Transpessoal), MBA em Abordagem Holística Transdisciplinar pela UNIPAZ/RJ, Membro do CIT - Colégio Internacional dos Terapeutas.Formação em ”Terapeutas Transformadores” com Dr. Octávio Rivas Solis (México); Terapia Refocalizadora e Terapia de Casal com Dr. Franco Del Casale (Argentina) e artista plástica.

http://www.ericabrandt.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário